Marketing Digital em 2017
Cenário e Tendências

Cenário e Tendências

Para ter sucesso nas ações de marketing digital em 2017 é necessário compreender o cenário e as tendências de comportamento e tecnologias para o período. Algumas delas já foram muito presentes durante o ano de 2016, mas sua participação no dia a dia do consumidor deve aumentar ainda mais neste e nos próximos anos.
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Mobile Marketing

Um comportamento que vem mudando é que, além de pesquisar pelo celular e finalizar a compra na loja física ou no desktop, cada vez mais as pessoas estão comprando diretamente pelo celular. Na Black Friday de 2016, por exemplo, 19,7% das compras foram feitas pelo celular contra 8,7% em 2015. Isso significa que a participação das vendas pelo celular mais que dobrou de um ano para o outro e em 2017 essa participação do mobile deve ser ainda maior.

Social Commerce

O lançamento de novas ferramentas como o botão “Comprar” no Instagram ainda no final de 2016, evidenciam a tendência de crescimento das compras a partir das Redes Sociais. E mesmo que a venda não seja finalizada nas redes sociais, elas facilitam o relacionamento das marcas com seus consumidores, tendo um papel fundamental na jornada de compra.

Marketing de Conteúdo

Mais do que fazer anúncios dizendo “Compre!”, você deve oferecer algum conteúdo de valor para o seu cliente, fazendo com que ele desperte o interesse pelo produto ou serviço que você tem a oferecer e então decida pagar por isso. Esse blog, por exemplo, é minha forma de pôr em prática. Aqui eu ofereço meus serviços de Locutor e de Especialista em Marketing Digital, serviços pelos quais eu cobro. Porém, se você quiser, pode apenas acessar o conteúdo que disponibilizo gratuitamente.

Conteúdo Exclusivo e Original

Cada mídia e cada rede social tem seu público e sua linguagem. Por isso, não basta apenas criar um conteúdo e compartilhar em diversas mídias diferentes. O ideal é criar conteúdo exclusivo para cada mídia. No Instagram, por exemplo, o foco é nas imagens, enquanto o YouTube é focado em vídeos e o Soundcloud em áudio.

Native Ads

Muito comum nos podcasts e canais do YouTube, os Native Ads (ou anúncios nativos) são “um tipo de conteúdo patrocinado que possui a mesma estrutura, linguagem e diagramação do restante do meio em que está inserido”. Um exemplo é o que a HBO fez no ano passado, patrocinando podcasts que já falam sobre séries como o Nerdcast, Rapaduracast e Braincast para discutir temas relacionados ao terror a fim de divulgar a nova temporada da sua série de terror Penny Dreadful.

Continua...

Esse texto é apenas uma introdução aos temas abordados. Durante as próximas semanas vou me aprofundar nesses assuntos tão importantes para quem almeja ter sucesso nas ações de Marketing Digital.

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