Marketing 3.0
O Ser Humano no Centro de Tudo

Marketing 3.0

Enquanto o marketing 1.0 era centrado no produto e o 2.0 no consumidor, o marketing 3.0 foca suas atenções nas questões humanas a partir de atitudes sociais e sustentáveis. Segundo Philip Kotler, um dos autores do livro Marketing 3.0, “as pessoas se importam mais com empresas que se importam com elas.” Antigamente, as empresas buscavam o lucro a qualquer custo e, depois de acumular bastante riqueza, resolviam ajudar alguma instituição ou criar algum projeto de cunho social para melhorar a imagem da marca. Essa lógica está se invertendo e o lucro tem que ser consequência do que a empresa faz para melhorar a sociedade.

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Como Surgiu

Em decorrência da recente crise financeira e das mudanças climáticas, as pessoas vêm notando que as atitudes das empresas contribuem positiva ou negativamente para a sociedade e o meio ambiente. Como alternativa para frear essas mudanças, o consumidor passou a escolher marcas que auxiliem na construção de um mundo melhor e mais justo.

Imagem da Marca

Com as mídias sociais e todos cada vez mais conectados, as pessoas buscam informações de serviços e produtos a partir de opiniões e experiências de outros usuários. A reputação das marcas precisa ser preservada, já que qualquer deslize é facilmente identificado e disseminado. Além disso, os valores defendidos pelas marcas devem estar alinhados com os valores dos seus consumidores. Quanto mais alinhado, mais eles irão te diferenciar da concorrência.

Transformação Sociocultural

Um dos principais imperativos do marketing 3.0 é incorporar o desafio social à Filosofia da empresa e assim transformar a sociedade com práticas que possam gerar um real benefício para a população. No Brasil, temos o exemplo da Sadia, que diminuiu em 30% a quantidade de sódio presente em seus produtos.

Criando Empreendedores

Para que a pirâmide social seja transformada em um losango é fundamental desenvolver o espírito empreendedor na base da pirâmide. Para isso, você deve priorizar os pequenos empreendedores locais sempre que possível. Agindo assim você incentiva a iniciativa de novos negócios, trazendo melhorias para as comunidades mais pobres.

Sustentabilidade Ambiental

Devido às mudanças climáticas e maior conscientização quanto a necessidade de consumo de produtos de origem animal, o comportamento de consumo dos brasileiros tem mudado bastante nos últimos anos. Segundo pesquisa do IBOPE, em 2012, 8% da população brasileira (16 milhões) se declarava vegetariana, um mercado muito grande para ser ignorado. Felizmente, não são apenas os vegetarianos que se preocupam com a fauna e a flora, todos os consumidores valorizam marcas que se preocupam em preservar e se possível recuperar o meio ambiente.

Seja Social e Sustentável

Se você tem uma empresa ou planeja abrir um negócio, é importante ter em mente que suas decisões devem ser pautadas no marketing 3.0 para ir muito além de satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes a partir de produtos e serviços. Afinal, o que ele quer mesmo é viver num mundo mais justo e sustentável.

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